Saturday, June 2, 2007

Breves Exposições da Dor de Alma

II

Tenho medo do medo que me quer devorar;[1]
Meu amor, que não tenho,
Vem comigo
Ver o mar…

Ainda há tantas ondas por contar!

Lisboa, 10/11/01

II

Amigo da Fortuna
Que eu nem sequer conheço:
De onde vem o teu medo?
Que Deus te dá guarida?

Amigo da Fortuna,
Com o teu desgosto espesso:
Qual o teu segredo?
De que lado abre a tua ferida?

Amigo da Fortuna
Com a alma do avesso:
A Loucura tocou-te com que dedo?
Para quando, a tua despedida?

Do teu corpo, em que duna
Bate o mar do degredo?
Qual é o teu preço
Por andares na vida?

Lisboa, 25/04/03

III

Tenho a certeza de experimentar repulsa
Nas coisas e também
Nas sensações.

A repulsa
É um sinal de ausência
(Nos frágeis corações)
Da almejada paz
No interior.

Eu não quero a repulsa –
Por isso
Repugno
As coisas
Materiais:

Só no espírito
Há paz,
Só lá
Está o Amor:

Sarça infindável que arde os vendavais...

Lisboa, 25/04/03

IV

É este horror de ter a estupidez
E de viver à vez e à vez e à vez…

É este horror de ter a Solidão
E de ver rebentar o coração…

É este horror de ter a consciência
E de ser tudo tão imprevisível...

Mas não há mal,
Afinal,
Pois há duas certezas:

Só a Morte é Ciência;
Só a Dor é Imperecível –

Ser pó doído é a minha natureza…

Lisboa, 01/11/01

V

Não me conheço –
Quem se conhece?

Queria saber quem sou…

O que quero?
Porque quero?
Como quero?
Quanto do que quero me apetece?

A verdade,
Se existia,
Já passou…

Lisboa, 25/04/03

VI

Sou,
Não sei bem como,
Sensível à minha própria voz...

Responda o senhor:
O que tem a minha poesia?

«Tem um pouco de dor, tem um pouco de azia…»

E o que temos nós,
E o que temos nós?

«Temos o rabo entalado no fedor de uma pia…»

É aí que corre a vida,
Foi aí que Deus nos pôs...

Lisboa, 10/11/01

VII

Talvez um dia
Possamos ver o mar;
Talvez um dia
Possamos apostar
Um pouco mais em nós;
Talvez um dia
Haja lugar
P’r’á nossa própria voz:

A Liberdade de Mim só me dá pelo cós...

Lisboa, 10/11/01

VIII

A dor é feita de pequenos nadas…

Lisboa, 24/10/03
IX

A materialização das coisas
É a perdição das coisas.
O prazer está no eterno e o eterno é o espírito.
O segredo vital do nosso amor imperecível
É termos sabido nunca o consumar…

Lisboa, 10/11/01

X

Mas consome-me amor
Que eu quero a combustão!
Mas come-me amor
Que eu quero a perdição!
Mas bebe-me amor
Que eu quero secar!

Lisboa, 25/04/03

[1] Nota do Autor: Versão Alternativa: Assustar.

No comments: