Wednesday, June 27, 2007

Imitação De Cristo - (À Saudosa Memória De Tomás de Kempis)

Aqui,
Acorrentado
Ao muro de silêncio,
Jazo
Com o pus a escorrer-me das chagas abertas.
Eu vi o chicote desses fariseus
A vergastar-me a fome,
A doer-me as costas descobertas;
Eu vi o cheiro do dinheiro
A tilintar nas suas mãos ínfames
Quando me rasgavam a pele e a fronte,
Quando me venderam
E, depois,
Quando enforcaram o arrependimento na árvore mais próxima;
Eu vi-lhes o medo que me tinham
De lhes vir a ocupar o seu lugar;
Eu vi-lhes a sentença;
Sorvi-lhes a doença na retina,
E senti-lhes o ódio no olhar;
E vejo ao longe o monte (a despontar)
Esquecido totalmente pela luz.
Suspiro.
Sinto o cheiro da morte. –
De sorte que já vejo ao longe aproximar-se
Aquele que me vai passar a cruz...

Lisboa, 14-06-98

No comments: